+55 31 99764-7181

Artigos

Por Elton Machado

Sindicatos se unem para negociar com a FIFA

Sindicalistas de dez cidades-sedes da Copa, filiados a cinco centrais sindicais diferentes, chegaram a um consenso e a uma pauta única de reivindicações, nesta quinta-feira,em São Paulo, o objetivo é encaminhar as reivindicações á FIFA. A entidade, que tem sede em Zurique, na Suíça, protagonizou articulação semelhante na África do Sul, quando o país se preparava para sediar a Copa do Mundo de 2010.

“Temos pautas que discutimos diretamente com a Fifa, e este canal será ampliado durante este tempo que falta para a Copa”, conta Edison Bernardes, vice-presidente da ICM para América Latina e Caribe.

Também nesta semana, o filipino Ambet Yufon, secretário-geral da entidade, reuniu-se com Jêróme Valcke, secretário-geral da Fifa. Via internet, ele falou com o grupo reunidoem São Paulologo após sair do encontro. Disse que ICM e Fifa concordaram em trabalhar juntos para criar missões internacionais que fariam visitas periódicas às obras do Brasil, a fim de fiscalizar as condições de trabalho nos canteiros.

Da reunião a portas fechadas das lideranças sindicais, que durou seis horas e foi acompanhada em parte pelo UOL Esporte, produziu-se também uma pauta que será levada diretamente à entidade que comanda o futebol mundial: “Queremos que a Fifa conceda um ingresso grátis para uma partida da Copa para cada trabalhador que ajudou a construir os estádios”, anunciou.

A “Declaração de São Paulo” contará com a assinatura dos sindicatos da construção civil de dez cidades-sedes da Copa: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Não participaram os sindicatos de Belo Horizonte (MG) e Natal (RN).


VER TODOS OS ARTIGOS

Elton Machado Advogados - Todos os direitos reservados