Na esteira das mudanças advindas desse novo mundo 4.0, o advogado criminalista não pode mais ter um papel reativo e fragmentado.
A antecipação dos riscos atrelados a eventos criminais – genericamente envelopado como criminal compliance – passa a ser imperativo de quem aconselha na área penal. Tão relevante como criar mecanismos de se evitar fraudes ou práticas corruptas, o controle pelas redes sociais e veículos de comunicação tornaram fundamental que temas como racismo e desinformação entrem na pauta dos tomadores de decisão. Ainda, em uma economia em que os dados são o novo ouro, as fontes externas de perigo devem ser computadas no cálculo de risco.
Diante de um evento com potencial de responsabilização criminal, o criminalista deve colocar-se, em um primeiro momento, como agente de crise. O julgamento pela mídia pode deixar consequências mais difíceis – quando não impossíveis – de reversão do que o evento criminoso em si. Preservar a reputação dos implicados e mitigar os danos de percepção a curto prazo devem ser metas de igual peso à estratégia técnica de defesa.
A pluralidade de instâncias sancionatórias e reparatórias no Brasil também impõe ao criminalista uma visão holística do problema penal. Um acordo que resolva a imputação do delito, mas que leve a empresa à falência diante das sanções administrativas e cíveis não é satisfatório.
A gênese da nossa advocacia é ser para os nossos clientes a garantia de que seus direitos serão respeitados, assegurando que tenham confiança e tranquilidade para antecipar ou enfrentar as questões criminais.
Por tudo isso, em todos os casos em que atua, independentemente de sua natureza e repercussão, Elton Machado Advogados significa estratégia criminal de excelência, trabalho individualizado e resultados diferenciados.
O escritório Elton Machado Advogados possui especialização em Direito Penal Empresarial, defendendo os interesses de empresas, seus executivos e colaboradores, enquanto vítimas ou investigados, em crimes econômicos, financeiros, tributários, licitatórios, ambientais, fraudes patrimoniais, corrupção, lavagem de dinheiro e demais infrações penais.
Atuação em todo o território nacional, em todas as instâncias e em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
O escritório atua em inquéritos policiais e processos criminais em defesa dos direitos de pessoas investigadas, processadas ou vítimas de crimes (delitos de trânsito, contra a honra, contra a liberdade sexual, crimes informáticos, de competência do Tribunal do Júri, dentre outros).
Ramo especializado no direito dos militares das forças armadas e forças auxiliares, tais como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Estes militares possuem regramento e ordenamento jurídico próprio, sendo o Tribunal de Justiça Militar, no caso de Minas Gerais, o TJMMG, a instância em que atuamos na proteção dos direitos dos militares desde o Inquérito Policial Militar:
Orientação e acompanhamento no Inquérito Policial Militar (IPM), que consiste na apuração sumária de fatos que poderão configurar crime militar e demais instâncias.
Direito Penal e Processual Penal em geral:
Contencioso e consultivo, com atuação em todas as instâncias judiciais, inquérito policial, ações penais originárias.
Áreas específicas exemplificativas:
Direito penal econômico, penal ambiental, penal eleitoral, penal financeiro e tributário, lavagem de capitais, penal concorrencial, penal falimentar, crimes contra a honra, crimes funcionais, crimes da competência do Tribunal do Júri, crimes licitatórios, Lei de organizações criminosas.