Olá,
O STF recebeu mais de 75 mil processos no intervalo de setembro de 2022 até setembro de 2023, conforme o relatório de gestão da ministra Rosa Weber. Desse total, 22.524 são ações originárias e 52.964 têm natureza recursal.
O volume de ações rendeu uma média de 7.773 processos distribuídos por mês para cada um dos 11 ministros do Tribunal.
Os números impressionam e despertam a curiosidade de quem está do lado de fora. Afinal, como é a organização da Suprema Corte para dar conta de tantos processos em tramitação ao mesmo tempo?
Na legislação cada ministro pode ter dois juízes para dar suporte, uma assessoria de gente qualificada, cada caso chega ao gabinete, e são processos de todos os assuntos do Direito, seja matéria trabalhista, crimes de trânsito, tributário, administrativo, questões indígenas mais recentemente e nessa dinâmica pressupõe-se uma equipe multitarefas para uma infinita gama de assuntos. No caso do advogado, o despacho direto com o ministro representa mais uma ferramenta em que se apresenta de maneira específica através de memoriais os pontos de destaque em determinado processo que merece atenção diferenciada ao Direito Criminal em específico.
Espero ter ajudado.
Obrigado,
Elton Machado